Copy
Convite para palestra dia 15 de junho
View this email in your browser

Associação Vamos Salvar o Jamor
Palestra "Eco Restauração e Revitalização Económica de Áreas Industriais. O caso de estudo do complexo da Lusalite e Gist-Brocades na Cruz Quebrada".

 

Arq. Matteo De Angelis

15 de junho de 2016 - 21:00

 

LOCAL

Sede dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.
Av. Duque de Loulé - Edifício Bombeiros 
2795-118 Linda-a-Velha

Numa perspetiva de dar a conhecer ao público em geral projetos ambientalmente sustentáveis e potenciadores de uma maior qualidade de vida, alternativos ao projeto Porto Cruz proposto pela CMO para a zona da Lusalite e da Gist-Brocades, a Associação Vamos Salvar o Jamor promove no próximo dia 15 de junho, às 21:00, uma palestra onde será apresentado o projeto finalista dos prémios Archiprix 2016 intitulado “Eco Restauração e Revitalização Económica de Áreas Industriais. O caso de estudo do complexo da Lusalite e Gist-Brocades na Cruz Quebrada”, pelo arquiteto Matteo De Angelis (Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia).

Esta palestra será acompanhada por uma exposição alusiva ao tema e que poderá ser visitada a partir das 17:30 no mesmo local.

Sinopse

Qual o futuro dos complexos que antigamente representaram grandes centros de produção e que hoje em dia se encontram em condições de abandono e degradação, ocupando espaços sem atividades nem função? Como poderão integrar-se novamente ou colocar-se ativamente nas novas formas urbanas? Que tipo de desenvolvimento poderão promover?

Os complexos fabris Lusalite e Gist-Brocades foram deixados ao abandono no fim dos anos 90, quando as atividades produtivas que neles se desenvolviam foram deslocadas para áreas mais afastadas dos centros urbanos. O projeto de revitalização da zona na qual se encontram as suas instalações faz parte de uma discussão mais ampla sobre o futuro das antigas áreas de produção.
O projeto pretende retomar o contexto histórico da Cruz Quebrada como ponto de partida, sendo as consequências negativas da atividade industrial no solo e nas águas consideradas como oportunidades para um novo início.
A revitalização da área passará, consequentemente, pela restauração ecológica do sistema fluvial da foz do rio Jamor e pela construção de uma piscina natural e de uma série de espaços públicos, sendo estes elementos motores de diferentes atividades, capazes de gerar novos fluxos económicos ligados à produção de bens monetariamente inquantificáveis, dos quais o lazer, a cultura ou a natureza.
 
Fonte: http://www.archiprix.pt/national/index.php?project=3669

Agradece-se a inscrição até ao dia 14 de junho através do email: salvarjamor.mob@gmail.com
 
INSCREVA-SE JÁ!
Share
Tweet
Forward
Copyright © 2015 Associação Vamos Salvar o Jamor. Todos os direitos reservados.

O nosso endereço de e-mail é:
salvarjamor@gmail.com
 






This email was sent to civetta.buho@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Associação Vamos Salvar o Jamor · Rua Conselheiro Dias e Sousa · 28A · Cruz Quebrada 2495-689 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp