Revista
InovaGov

Porque a soma do governo é maior do que suas partes
 
12 de abril  de 2017
Inovação Social Digital
Soluções digitais para desafios sociais podem ser acessadas e compartilhadas em tempo real


A inovação social digital vem sendo mapeada há algum tempo na Europa por meio de uma plataforma para projetos e organizações que utilizam as tecnologias digitais para enfrentar os desafios sociais. Hoje, existe um banco de dados com mais de 1200 organizações e 800 projetos usando tecnologias (como plataformas online, hardware e software abertos, blockchain) para enfrentar desafios em áreas como saúde, educação, emprego, ambiente e participação democrática.

Essa rede europeia de Inovação Social Digital pode ser visualizada de forma interativa e em tempo real!  Você pode visualizar os dados para explorar as organizações e projetos que trabalham com Inovação Social Digital, ver onde as organizações estão localizadas, como os projetos e as organizações estão conectados e como os projetos são agrupados.

E mais, quem estiver no mapa também poderá visualizar sua própria rede - as organizações que estão ao seu redor, as outras organizações com as quais trabalha e os projetos em que trabalha. Este projeto apoiado pela União Europeia é uma rica iniciativa para os demais países que vêm desenvolvendo soluções digitais para enfrentar desafios sociais.

Abstract: The Art of Design | Trailer Oficial [HD] | Netflix
No último dia 7, a Câmara Legislativa do DF inaugurou o Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova), com o objetivo de consolidar um espaço aberto e dedicado a criar novas formas de acesso aos dados produzidos pelo poder legislativo local. O laboratório será um espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania, articulando uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil. Confira!
 
Em post intitulado "O caminho da Inovação na Educação", na seção de Educação do Estadão, o Coordenador Pedagógico Roberto Leal aponta que metodologias inovadoras como gameficação, design thinking, sala de aula invertida, aprendizagem móvel, PBL (aprendizagem baseada em problemas), cultura maker, dentre outras, estão entre as mais promissoras para serem implantadas nas escolas, com reflexo nas práticas de ensino. Veja
Think Small to Reach Big, o novo livro de Owain Service & Rory Gallagher, da equipe de Behavioral Insights, fala não apenas sobre como as percepções comportamentais podem ser aplicadas à política, mas como também podem ser usadas para ajudar todos nós a atingirmos metas importantes em nossas vidas pessoais e profissionais. Veja uma breve animação sobre os princípios fundamentais do livro. 
Por meio de parceria, a Innovate UK e o governo brasileiro estão financiando projetos que desenvolvam soluções inovadoras para melhorar as cidades no Brasil. Prazo fina para apresentação de candidatura: 03/05/17. Confira!
Mais (mas muito mais) notícias interessantes, você encontra no
Blog de Inovação no Setor Público
Confira aqui nossos destaques:
- Site do Estudo "Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil"
- Pioneiros em democracia digital
- Gn'Papo de Páscoa! 

 
Ajude-nos a tornar a Revista mais interessante e informativa
enviando-nos sugestões para publicação.
Nosso endereço de email:
inova.setorpublico@gmail.com

Gostaria de alterar a forma como recebe nossos emails?
Você pode alterar as suas preferências ou cancelar sua assinatura






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
INOVA · INOVA, Esplanada dos Ministérios, Bloco K, Sala 465 · Brasilia, DF 70.040-906 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp