Copy

Era uma vez… a importância das histórias na comunicação


Ela tinha de falar sobre a importância de se ser direto e explícito quando se pede ou se requer algo a alguém. Por vezes, os seus colaboradores andavam à volta do que realmente se pretendia e, no fim, o que se obtinha era distinto do que se pretendia obter. Para ela, era importante reforçar que devemos ir ao cerne das questões, explicando, muitas vezes ao pormenor, o que se pretende, para não dar azo a mal entendidos.

Começou a sua apresentação da seguinte forma:
«No domingo fui levar a minha filha de 4 anos a uma festa de aniversário de uma amiga. A festa decorria entre as 16h e as 18. Quando a deixei no local, despedi-me dela dizendo aquilo que muitos pais dizem aos seus filhos numa ocasião destas:
 - Filha, agora vê lá o que comes!
Quando a fui buscar perguntei-lhe:
 - Então querida o que comeste na festa?
E ela respondeu:
 - Nada mãe, não comi nada. Não havia sopa!
Eu não fui explícita no que pretendia e quando não somos explícitos não podemos exigir que nos deem o pretendido»

Ninguém viu o telemóvel. Ninguém falou para o lado. Até ao fim todos deram plena atenção à sua apresentação. Porquê? Porque ela começou com uma história sua, pessoal, ligada intrinsecamente a um ponto que era importante sublinhar.
 

Criem a vossa base de histórias
No livro “Story theater method”  Doug Stevenson defende que toda a gente deveria contar mais histórias, qualquer que seja a sua área ou ocupação. Sabemos que quanto mais pessoal for a nossa história, mais ligação criamos com a nossa plateia.

Dica - Comece hoje a criar a sua base de histórias. Esteja atento ao que lhe acontece de bom e mau. Para cada história veja em que propósito ela se encaixa e utilize na próxima vez que tiver de comunicar algo importante. O impacto será imediato. 
Copyright © 2016, Carla Rocha Comunicações. Todos os direitos reservados.

Para mais informação, contacte-nos por favor
rochacomunicar@gmail.com

Caso não pretenda receber esta newsletter
clique aqui unsubscribe






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Carla Rocha Comunicações · · info@carlarocha.pt · · Lisboa 0000-000 · Portugal

Email Marketing Powered by MailChimp