Copy
Boletim do Centro de Estudos Comparatistas
N.º 1, Ano V | 1 de Setembro a 22 de Outubro de 2016
View this email in your browser

AGENDA


 

 

 


PUBLICAÇÕES

Além da dor e da tragédia, sobre a representação visual da catástrofe natural

Autor: Carlos Garrido Castellano
Editora: Nova Vega
Ano: 2016

 

O Livro Encenado. Escrita e Representação em Ana Teresa Pereira

Autor: Amândio Reis
Edições Colibri
Ano: 2016

Publicação no âmbito dos projectos "(Re)escrito no vento - o melodrama entre as artes" e "Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema".
Mais informação
 

Literatura e futebol

Textos e Pretextos Nº 20
Edição: CEC 
Ano: 2016
Mais informação
 

Congresso Internacional Poesia de Cancioneiro e Cultura de Corte: nos 500 anos do Cancioneiro Geral


Local: Universidade de Évora 
Data: 6 - 8 de Outubro

Organização: CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades); CEC (Centro de Estudos Comparatistas); CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) e CLP (Centro de Literatura Portuguesa). 

Mais informação



Identidades em Movimento. Memória (trans)cultural e discursos contemporâneos


Local: Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Data: 12 de outubro

Organização: Fernanda Mota Alves


Programa
Mais informação






 

1.º Seminário aberto
Melodrama entre as Artes


Data: 13 de Outubro
Hora: 11 h
Local: Sala 2.3, FLUL
 
Organização: Projecto "(Re)escrito no vento - o melodrama entre as artes", Grupo THELEME
Mais informação



 

Palestra do professor Jon Kortazar

7 de Outubro, 11h, sala 5.2 FLUL

Organizado pelo projecto DIIA (Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, do grupo LOCUS, CEC) e pelo projecto MOV (Corpo em Movimento, grupo CITCOM, CEC), decorrerá no dia 7 de Outubro a palestra Problemas de traducción de lenguas románicas a una preindoeuropea. Una experiencia: El libro A desaparición da neve de Manuel Rivas, com o Professor Jon Kortazar (Universidad del País Vasco, Euskal Herriko Unibertsitatea).

 

CHAMADA PARA TRABALHOS

Call for Papers | Textos & Pretextos n.º 21

A Textos & Pretextos dedica o número 21 à escritora Hélia Correia. Aceitam-se ensaios sobre a sua obra até dia 30 de Outubro de 2016. Para mais informações sobre como colaborar, por favor contacte: textoepretextos@gmail.com ou cec@letras.ulisboa.pt.

 

Chamada para comunicações: Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial

Encontra-se aberta a Chamada para Comunicações do Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial” a decorrer nos dias 22 a 25 de Maio de 2017 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ISCTE (IUL) e na Biblioteca Nacional. O Congresso é promovido pelo Grupo Internacional de Estudos da Imprensa periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e pelo Projecto Internacional “Pensando Goa” e organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH-UNL, UAç) em parceria com o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-UL) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), tendo por outros parceiros o “Portal das Memórias de África e do Oriente” e a Biblioteca Nacional de Portugal. 

Mais informação

 

CONCURSOS

Concurso para Bolsa de Pós-Doutoramento do projecto DIIA

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD), no âmbito do projecto Centro de Estudos Comparatistas -  ELT/00509 (DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Prazo de candidatura: de 29/09/2016 a 13/10/2016
Edital

 

NOTÍCIAS


Cross Words Crossed Worlds 

Decorreu no dia 24 de Setembro, no espaço Hangar, uma conversa organizada pela curadora Gabriela Salgado com a participação dos artistas Zineb Sedira e Reynier Leyva Novo, no âmbito do projecto de investigação “Post Archive” (CEC) dirigido por Mónica de Miranda. Esta conversa teve o propósito de desenlear a relação inter-semiótica entre palavras e imagens e  centrou-se nas diversas formas em que o texto é usado na arte visual.
 

Home_Lands and the Borders of America

Organizado pelo projecto CILM (grupo Locus, CEC) e o Centro de Estudos Anglísticos, no dia 27 de setembro  decorreu na FLUL o colóquio Home_Lands and the Borders of America. Este encontro contou com a presença de Amy Kaplan (University of Pennsylvania) e Paul Giles (University of Sydney), assim como investigadoras/es da Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, CES/Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 

Maka à Quarta-Feira

O Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organizou, no dia 28 de Setembro na sala D. Pedro V da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a União dos Escritores Angolanos, um Maka à quarta-feira sobre o tema "Novos caminhos da literatura angolana".
Os escritores e ensaístas António Quino (escritor, ensaísta, professor e Director provincial da Educação, Ciências e Tecnologia do Bengo), Carmo Neto (escritor, Secretário-geral da União dos Escritores Angolanos), Francisco Soares (ensaísta, professor, Faculdade de Ciências Sociais - UAN), Helena Buescu (ensaísta, professora, Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa), José Luís Mendonça (escritor, director e editor-chefe do jornal CULTURA) e Manuel Muanza (ensaísta, professor, ISCED - Luanda) foram os oradores convidados desta iniciativa.
 

Ritos de Regresso - Políticas Memória Diáspora

Decorreu no dia 30 de Setembro, no espaço Hangar, uma conversa com Keith Piper e Roshini Kempadoo, organizada por Mónica de Miranda no âmbito do seu projecto de investigação “Post Archive” (CEC). Este projecto e esta conversa olharam para o arquivo como uma ferramenta crítica para conceptualizar o valor heurístico da história, da herança e da memória, em debates sobre os discursos pós-coloniais.
 


Joan Margarit na Casa Fernando Pessoa

Decorreu no dia 1 de Outubro, às 18h30, na Casa Fernando Pessoa, a apresentação da antologia bilingue Misteriosamente feliz do poeta catalão Joan Margarit (Língua Morta, Lisboa), organizada, traduzida e posfaciada por Miguel Filipe Mochila, membro do CEC. A sessão contou com apresentação de Pedro Mexia, moderação de Fátima Fernandes da Silva, membro do CEC, e leitura de poemas por parte do autor e de Joana Emídio Marques.
 

Apresentação de Montserrat Arre Marfull nos seminários LOCUS
Decorreu no dia 13 de Setembro, no âmbito dos seminários do grupo LOCUS, uma apresentação intitulada La Raza en la literatura: Alborada de Iris (1930-1946) y la retórica de la modernidad en una escritora de vanguardia por parte de Montserrat Arre Marfull da Universidad Austral de Chile, quem está a desenvolver uma estadia pré-doutoral no . projecto DIIA (Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos). 
 

Comissão editorial
Ana Romão, Cristina M. Tejero, Eva Dinis, Igor Furão, Raquel Lima, Santiago Pérez Isasi

Centro de Estudos Comparatistas
Email: comunicacao.cec@letras.ulisboa.pt
Telefone: (+351) 21 792 00 85
Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1600 - 214, Lisboa (Portugal)

O nosso e-mail:
boletim.cec@campus.ul.pt

Cancelar subscrição
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Estudos Comparatistas · boletim.cec@campus.ul.pt · cec@letras.ulisboa.pt · Lisboa 1300-500 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp