Copy
agosto 2019

Concurso Juvenes Translatores 

A Direção-Geral da Tradução (DG Tradução) da Comissão Europeia organiza a edição de 2019 do concurso Juvenes Translatores, um concurso de tradução em linha dirigido às escolas secundárias da União Europeia. 
O período de inscrição começa a 2 de setembro e termina às 11h00 de 20 de outubro de 2019 (hora de Lisboa).
As escolas que participarão no concurso serão sorteadas (ver ponto 2) entre as escolas inscritas. Cada escola selecionada pode inscrever entre dois e cinco concorrentes. As escolas devem indicar os nomes dos concorrentes e os pares de línguas escolhidos (isto é, a língua a partir da qual e para a qual pretendem traduzir) no sítio do concurso, até 15 de novembro de 2019. O concurso terá lugar a 21 de novembro de 2019. 
A DG Tradução avaliará as traduções e selecionará uma tradução vencedora por cada país da UE. Os vencedores serão convidados para a cerimónia de entrega dos prémios, que decorrerá em Bruxelas na primavera de 2020. A DG Tradução suportará as despesas de viagem e de alojamento do vencedor, de um acompanhante adulto e de um professor por país.
Mais informações

Concurso de Fotografia #2030isNow

O Concurso de Fotografia #2030isNow convida cidadãos da UE, maiores de 18 anos, a mostrar como estão a ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para todos. O concurso de fotos é organizado no Instagram como parte da campanha #2030IsNow, que visa aumentar a consciencialização sobre a Agenda 2030 e o impacto positivo da Europa e dos europeus na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desafie-se a fazer ou mudar algo em sua vida diária, a fim de tornar o mundo um lugar melhor - e provar isso com uma foto. Por exemplo: mude seus padrões de consumo (comprar mais produtos locais); usar transporte alternativo, como ciclismo; fazer voluntariado, reciclagem, ser mais aberto e tolerante (interagir mais com outras comunidades e culturas); exercer o poder de voto ou participar mais em debates; etc.
Partilhe uma foto do que está a fazer para tornar o mundo um lugar melhor através de sua conta no Instagram. Adicione uma legenda cativante descrevendo por escrito a atividade mostrada. Siga e marque @EuropeAid e use a hashtag #2030isNow.
O primeiro prémio é um passe Interrail para explorar a Europa de comboio. O concurso termina a 16 de setembro de 2019.

Mais informações

Prémios Europa Nostra

Os Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra foram lançados em 2002 pela Comissão Europeia e foram organizados pela Europa Nostra desde então. Os prémios promovem as melhores práticas relacionadas com a conservação, gestão, pesquisa, educação e comunicação do património. 
Os Prémios honram todos os anos até 30 projetos de património notável de todas as partes da Europa. Todos os vencedores recebem um certificado, bem como uma placa. Os vencedores do Grande Prémio também recebem 10 mil euros cada. 
Candidaturas até 1 de outubro.
Mais informações

OUTRAS NOTÍCIAS DA CE
Ficha técnica: agosto 2019 · Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre · Coordenador: Luís Loures · Redação: Ana Pereira; Paulo Ferreira · Fontes: Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, outras agências da UE ou serviços descentralizados de informação/gestão de instrumentos comunitários.
 
REDE EUROPE DIRECT
Número verde (chamada gratuita): 00800 6 7 8 9 10 11