Agricultura urbana
Uma horta urbana em plena São Paulo!
***
Podemos dizer que a agricultura urbana tem como princípio o cultivo de plantas e a criação de animais no espaço urbano, sendo os moradores urbanos os agricultores.
As principais vantagens deste tipo de agricultura são o estímulo à produção local de alimentos, diminuição da pegada de carbono, criação de espaços verdes e de biodiversidade no meio das cidades, aproximação entre consumidores e agricultores, disponibilização de alimentos saudáveis a preços justos, criação de empregos e melhora nas condições socioeconômicas de populações.
Estas áreas agrícolas, que podem ser chamadas de hortas urbanas, podem ocorrer em diversas áreas tais como terrenos privados, áreas de servidão (debaixo de linhões de energia ou sobre adutoras de água), praças e muitos outros!
O fato é que a agricultura urbana pode ser uma alternativa aos modelos agroalimentares convencionais e, por isso acreditamos que o apoio a uma horta urbana pode ser uma mudança de paradigma sobre a necessidade da produção de alimentos ser na área rural. Vamos aprender mais juntos!?
Clique aqui para saber mais
Roberta Curan
CSA Pinheiros
|