Copy
Informativo SEM nº 108 / 04 de maio de 2018

SEM promove Campanha de Renovação de Adesões e ampliação do Cadastro Catarinense de Museus

Desde o segundo semestre do ano passado o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma intensa campanha de regularização das instituições museais do estado, com ações focadas tanto na renovação das adesões vencidas quanto na ampliação do número de instituições cadastradas no SEM. Os museus que identificarem quaisquer pendências devem entrar em contato conosco para regularizar sua situação. A fim de facilitar a visualização, elaboramos sete tabelas (listadas abaixo) para cada região museológica com nome e situação cadastral de cada instituição.

Em apenas dez meses de campanha já realizamos 13 novos cadastros e renovamos 42 adesões, um aumento de 22,4% no número de instituições com adesões válidas. Com isso, alcançamos em todo o estado um total de 53,6 % de instituições com adesões devidamente atualizadas. No início da campanha existiam 158 instituições cadastradas ao sistema; atualmente já são 171, com destaque às novas adesões do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina e do Museu da Indústria, ambos localizados na Grande Florianópolis.

Se sua instituição for identificada na tabela abaixo, entre em contato conosco pelo e-mail museologiasemsc@gmail.com ou do telefone (48) 3664-2606. Tanto o cadastro quanto a adesão são de fundamental importância para o museu e, sobretudo, para o fortalecimento da rede museal de Santa Catarina. Entre os benefícios garantidos aos museus cadastrados no Sistema estão visitas técnicas gratuitas, participação em eventos de capacitação, oportunidade de inscrição em editais de fomento, dentre outros. Além disso, com a adesão atualizada, os dados da instituição poderão ser utilizados em publicações produzidas pela FCC e por seus parceiros, como por exemplo o Guia de Museus de Santa Catarina, que traz visibilidade e prestígio à instituição ao inseri-la no circuito museal e turístico do estado.

O que é o Cadastro Catarinense de Museus? 
O Cadastro Catarinense de Museus (CCM) é um programa da FCC, coordenado pelo SEM, que atende ao eixo de Gestão do Plano Setorial de Museus. O Cadastro para preenchimento está disponível no site da FCC. Lá, a instituição deve inserir seus dados e enviá-los para a análise do SEM. Saiba mais aqui.

O que é o Termo de Adesão?
Após a avaliação e aprovação do Cadastro pelo SEM, é hora de preencher o Termo de Adesão e enviá-lo pelo Correio.  O Termo de Adesão é um documento firmado entre a FCC e a instituição museológica que oficializa a parceria com o Sistema Estadual de Museus. O Termo de adesão possui validade de três anos, podendo ser prorrogado por mais três.

Confira abaixo sua situação cadastral conforme sua região museológica, clicando nos links a seguir:

1 Oeste 
2 Meio-Oeste 
3 Serra Catarinense
4 Sul 
5 Grande Florianópolis
6 Vale do Itajaí 
7 Norte 
 


Conheça a fanpage do Sistema Estadual de Museus
Acompanhe as notícias publicadas na fanpage do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina no Facebook! Mais um canal de comunicação e divulgação de notícias de interesse ao campo museológico catarinense.
Siga clicando aqui.                                                                                                                                                                                                                                                       
Conversando Sobre Museu chega a Laguna
Estão abertas as inscrições para o próximo Conversando Sobre Museu, que será realizada em Laguna no dia 28 de maio. O evento  inicia às 13h30, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan), em Laguna.
Leia mais
Programação da 16° Semana Nacional de Museus já está disponível
Entre os dias 14 e 20 de maio acontecerá a 16ª Semana Nacional de Museus, em que museus de todo o país oferecerão uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Em Santa Catarina, 63 museus de 35 municípios já estão com programação garantida, incluindo palestras, debates, oficinas, exibições de filmes, visitas mediadas e muito mais! Para conferir clique aqui.
Museu Nacional de Imigração e Colonização realiza Seminário 
O Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville realizará em 23 de maio um seminário com o tema Imigração: Reciprocidades nos Museus de Santa Catarina. O evento faz parte da programação da 16º Semana Nacional de Museus.
Inscrições aqui.
 
MASC sedia exposições comemorativas ao aniversário de 70 anos
O Museu de Arte de Santa Catarina sedia a exposição Desterro Desaterro – Arte Contemporânea em Santa Catarina que reúne trabalhos de 80 artistas, sendo uma grande parcela catarinense. Além disso, outras exposições também marcam as comemorações de sete décadas de existência do Museu.
Leia mais
O Museu da Paz/FEB convida a todos para participar da palestra O Brasil na 2° Guerra Mundial: a FEB e a FAB na Itália. O evento será ministrado pelo Sr. Mário Pereira, filho de um expedicionário da FEB, administrador do Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia, na Itália e Adjunto do Adido Militar da Embaixada Brasileira em Roma. Profundo conhecedor da participação brasileira na Itália durante a II Guerra Mundial, o Sr. Mário Pereira é também uma das grandes referências internacionais sobre o tema. A palestra ocorrerá no dia 17 de Maio, às 19h30, no Grande Auditório do CEJAS, em Jaraguá do Sul.
Centro de Memória da Cooperalfa/Sicoob Maxicrédito realiza IV Noite de Cinema CEMAC
A exibição e o debate do documentário Atingidos Somos Nós contará com a presença dos produtores do documentário e da família Kemmrich de Paial, atingida pela construção da hidrelétrica de Itá e de Águas de Chapecó. O evento será realizado em 23 de maio, às 19h30. Confirme já sua presença entrando em contato através do e-mail cemac@cooperalfa.coop.br ou pelo telefone (49) 3321-7100. Ingresso: um quilo de alimento não perecível.
Museu Paleo Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen, Taió

Inaugurado em 18 de dezembro de 2004, o Museu Paleo Arqueológico e Histórico Prefeito Bertoldo Jacobsen recebe seu nome em homenagem ao primeiro prefeito do município de Taió. O principal objetivo da instituição é resgatar e preservar o acervo patrimonial do município, que está dividido em três áreas de estudo: Paleontologia, Arqueologia e História Local, tendo como foco principal o resgate histórico cultural da colonização germânica e italiana do município. Possui um variado acervo composto por cerca de 600 doações de famílias taioenses, com fotografias e peças que pertenceram a estas famílias. O prédio em que está localizado o museu foi construído em 1937 e serviu por anos como residência da família do Sr. Leopoldo e Sra. Lizette Jacobsen, sendo posteriormente utilizado como sede do Hospital São Francisco de Assis. O conjunto arquitetônico, dado seu inestimável valor histórico e cultural para o município, foi tombado recentemente como Patrimônio Cultural de Taió.

Localização: Rua Coronel Feddersen, Centro. Taió – SC.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Valor da entrada: Gratuito.
Telefone: (47) 3562-2353
Email: museutaio@hotmail.com
Informativo produzido pela
Assessoria de Comunicação da
Fundação Catarinense de Cultura

Presidente:
 Ozeas Mafra Filho

Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural
Diretora: 
Vanessa Maria Pereira

Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
Coordenador: 
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Equipe: Marli Fávero
Estagiária: Aline Leão Soares Bulcão
Apoio: Diego Lustosa

Assessoria de Comunicação
Coordenação: 
Marcos Espíndola
Edição do informativo: Raquel Santi
Fotografia: Márcio Henrique Martins
Estagiária: Manoela Bonaldo

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
(48) 3664-2604 | 3664-2605
semsc@fcc.sc.gov.br | www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural

Para cancelar o recebimento do Informativo do SEM/SC, elogiar, criticar ou sugerir pauta, envie mensagem para semsc@fcc.sc.gov.br.

Informativo produzido pela equipe técnica do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), com supervisão  e edição da Assessoria de Comunicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


Contato: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Quer modificar a maneira como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar as suas preferências ou descadastrar-se da lista.