Copy
Informativo SEM n. 113 / 03 de setembro de 2018


A Coordenação do SEM lamenta profundamente a catástrofe ocorrida no Museu Nacional, uma tragédia incomensurável para a história, ciência, patrimônio e museologia brasileira. O Museu Nacional, fundado em 1818 por D. João VI, havia completado 200 anos recentemente. A instituição abrigava mais de 20 milhões de itens e possuía o maior acervo antropológico e de História Natural da America Latina.

Perplexos e impotentes para descrever nosso grande pesar diante de tamanha desgraça, fazemos nossas as palavras de desabafo do gênio Caetano Veloso: “Manifestamos nosso luto e solidariedade pela tragédia do Museu Nacional. Esse episódio precisa gerar um salto de consciência em toda a sociedade pelo fim do descaso com a preservação da arte e da cultura no Brasil. Muitos equipamentos e instituições públicas correm o mesmo risco. Não podemos permitir a destruição do nosso Patrimônio histórico”.

*************

Em atendimento à legislação eleitoral, comunicamos que o editorial do Informativo do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina está suspenso até o fim do período eleitoral. Pela mesma razão, estão suspensas também as postagens em nossa na página do Facebook.

Nota de esclarecimento 

Comunicamos que a mala direta da Coordenação do SEM - a lista de contatos pessoais e profissionais, confiada a este órgão público -, não pode ser compartilhada, em razão da observância de princípios éticos como respeito e preservação da privacidade de seus cadastrados. Contudo, salientamos que a lista pública de emails institucionais divulgada em diversas publicações do SEM, como o Guia de Museus de Santa Catarina, encontra-se disponível publicamente para consulta e utilização de toda a comunidade. Agradecemos a compreensão e reafirmamos nosso apoio, dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do campo museal catarinense.
Edital de Modernização de Museus recebe inscrições até 06 de setembro

Terminam na próxima quinta-feira as inscrições para o Edital de Modernização de Museus. Vinte e oito projetos voltados a iniciativas bem-sucedidas de modernização e preservação do patrimônio museológico serão contemplados. A premiação será de R$ 100 mil para cada projeto. Não perca esta oportunidade!
Saiba mais
                                                                                        



Ibram lança kit gratuito para divulgação da 12ª Primavera de Museus

O Ibram está disponibilizando material digital de apoio gratuito para que as instituições participantes da 12ª Primavera de Museus possam divulgar suas atividades. O kit contém cartaz, selos comemorativos, fundos para materiais diversos, cards e capas de perfil nas redes sociais.

Saiba mais

 
Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina sediará VII Seminário de Conservação-Restauração

A Associação de Conservadores-Restauradores da Região Sul (ACCR) realizará em 1° de outubro a 7° edição do Seminário de Conservação-Restauração, com tema Patrimônio Material em Restauro. O encontro ocorrerá no auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Saiba mais
 
Iphan e Ibram abrem consulta pública sobre resolução normativa para saída de bens culturais do país
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriram consulta pública sobre resolução normativa que vai estabelecer parâmetros para a concessão de autorização à exportação temporária de bens culturais brasileiros.
Leia mais
Museu Victor Meirelles recebe obras do artista Glauco Rodrigues
Segue aberta até 17 de novembro a exposição Glauco Rodrigues – Gravuras, no Museu Victor Meirelles. A exposição conta com 25 obras, em sua maioria serigrafias e litografias produzidas entre 1970 e 1993.
Saiba mais
 
Museu WEG de Ciência e Tecnologia celebra aniversário em setembro
O Museu WEG de Ciência e Tecnologia está completando, em 16 de setembro, quinze anos de existência. Para celebrar esta grande data, o museu realiza entre 10 e 12 de setembro o curso Conservação de Fotografias históricas e Álbuns Fotográficos. O evento conta com incentivo da Lei Rouanet e será ministrado pelo historiador João Mendes Neto.
 
Curso de extensão em História da Moda e da Arte é oferecido pelo Museu Victor Meirelles e Ceart/Udesc
O Museu Victor Meirelles e a Ceart/Udesc realizam curso de extensão em História da Moda e da Arte. O propósito do evento é abordar conceitos introdutórios destes temas, sob a perspectiva de pesquisas atuais e discussões relativas a moda, arte local e internacional.
Saiba mais
 
Exposição Cidadania, respeito e amor: memórias das Práticas Esportivas em Caçador
Está aberta até 27 de setembro a exposição Cidadania, respeito e amor: Memória das Práticas Esportivas em Caçador, no Museu do Contestado.  De acordo com o historiador do museu, Julio Corrente, a proposta da mostra é retratar e resgatar a memoria do Jogos Abertos em Santa Catarina (JASC), sediados nos anos 1978 e 2012 no município de Caçador.
Saiba mais

 
Museu Etnográfico Casa dos Açores recebe a Exposição Cerâmica Arqueológica Guarani
O Museu Etnográfico Casa dos Açores exibe até 18 de outubro a Exposição Cerâmica Arqueológica Guarani. A mostra conta com 30 peças de arte ceramista Guarani.
Leia mais

 
Museu Histórico de Pinhalzinho
O Museu Histórico de Pinhalzinho está celebrando mais um aniversário! A instituição foi fundada em 1988 com a finalidade de guardar e preservar a memória da comunidade local e regional.
Seu variado acervo, em grande parte doado pela própria comunidade, relata através de fotos, objetos, documentos e depoimentos orais algumas das experiências no processo de formação do município e do oeste catarinense. Nos últimos anos, a instituição vem ganhando destaque como um dos museus públicos municipais com maior potencial de agregação entre municípios e comunidades da região.
Todo este reconhecimento reflete sua dedicação, esforço e investimento na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial e da cultura popular.
Programe-se!
Localização: Av. Porto Alegre, 2590. Baixada Pioneira. Pinhalzinho – SC
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Valor da entrada: Gratuita
Telefone: (49) 3366-1835
Email: museuhistoricopzo@pinhalzinho.sc.gov.br
Quer divulgar notícias de seu museu?
Fale conosco!
sem@fcc.sc.gov.br
(48) 3664-2606
Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Informativo produzido pela
Assessoria de Comunicação da
Fundação Catarinense de Cultura

Presidente:
 Ozeas Mafra

Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural
Diretor:
Halley Filipouski

Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
Coordenador: 
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Equipe: 
Aline Leão Soares Bulcão
Diego Lustoza
Marli Fávero
Thatiane da Silva


Assessoria de Comunicação
Edição do informativo: Raquel Santi
Fotografia: Márcio Henrique Martins
Estagiária: Manoela Bonaldo

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
(48) 3664-2604 | 3664-2605
semsc@fcc.sc.gov.br | www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural

Para cancelar o recebimento do Informativo do SEM/SC, elogiar, criticar ou sugerir pauta, envie mensagem para semsc@fcc.sc.gov.br.

Informativo produzido pela equipe técnica do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), com supervisão  e edição da Assessoria de Comunicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


Contato: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Quer modificar a maneira como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar as suas preferências ou descadastrar-se da lista.