Copy
Informativo SEM n.111 / 05 de julho de 2018

DE VOLTA À SEARA:
coordenação do SEM completa um ano de retorno ao campo



    

Há um ano, com o início do processo de reestruturação interna da coordenação do SEM, vários programas e serviços voltaram a ser oferecidos ao campo museal catarinense. Mais uma vez, passamos a percorrer as sete regiões museológicas do estado, atendendo instituições e promovendo ações que vêm revitalizando a nossa rede. Um ano depois,vimos aqui compartilhar, com muita satisfação, alguns dos frutos que vem sendo colhidos pelos vastos campos museais de Santa Catarina.

A coordenação do SEM é o núcleo administrativo do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, departamento alocado na Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis. Desde julho de 2017, a coordenação tem passado por mudanças que já repercutem positivamente em todo o campo museológico catarinense. Nossa equipe cresceu, se diversificou, e com isso foi possível não só a retomada de ações e serviços oferecidos em todo o estado, como também a elaboração e a divulgação de publicações extremamente relevantes à museologia catarinense e nacional.

Ao longo deste produtivo período, publicamos o Relatório do Cadastro Catarinense de Museus e onze Informativos SEM. Criamos a logomarca do SEM e sua página no Facebook. Realizamos uma vistoria em atendimento ao Ministério Público, quatro pareceres técnicos e dezessete visitas técnicas em museus catarinenses. Demos continuidade à Exposição Itinerante de Cem Anos da Guerra do Contestado. Lançamos a Campanha de Renovação de Adesões e Ampliação do Cadastro Catarinense de Museus, iniciativa que dobrou o número de instituições aderidas e cadastradas ao SEM. Além disso, levamos seis palestras e seis edições do Conversando sobre Museu a todas as regiões de Santa Catarina, alcançando mais de quarenta municípios e contando com a participação de centenas de profissionais, inclusive dos estados vizinhos.

Por fim, gostaríamos muito de ressaltar que todas estas conquistas jamais teriam sido possíveis sem o empenho, o comprometimento e o engajamento das pessoas e instituições que compõem o SEM. Foi através do apoio enérgico de nossos museus, das parcerias firmadas com nossas cidades, da gentil disposição de nossos palestrantes e da colaboração ativa do Corem 5° Região que pudemos concretizar todos estes projetos – mesmo em meio à profunda crise econômica que assola o nosso país. Portanto, diante desta vigorosa revitalização de todo o Sistema em tão pouco tempo, podemos afirmar com segurança que todas estas mudanças são apenas o começo. Seguiremos na luta, enfrentando as intempéries desta vasta seara, para que possamos juntos colher os frutos que brotam do fértil solo da cultura catarinense.

Sistema Estadual de Museus nas redes sociais
Conheça a fanpage do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina no Facebook! Mais um canal de comunicação e divulgação de notícias de interesse ao campo museológico catarinense.
Siga clicando aqui                                                                                                                                                                                                                                                           
Conversando sobre Museu encerra mais um ciclo em Urubici
Estão abertas as inscrições para o próximo Conversando Sobre Museu, que ocorrerá em Urubici no dia 17 de julho, das 9h às 12h. Saiba mais sobre inscrições e palestrantes convidados no site cultura.sc.gov.br.
Inscreva-se aqui
 
Criado GT para discutir Imigração e Colonização nos museus de SC
O Museu Nacional de Imigração e Colonização, em parceria com a coordenação do SEM, realizou em 23 de maio o seminário Imigração: reciprocidades nos museus em Santa Catarina. Na ocasião, foi criado o Grupo de Trabalho Museus de Imigração em SC, cujo objetivo é elaborar democraticamente uma nova proposta de diretrizes para nortear a atuação dos museus dedicados à temática. Além disso, o GT pretende elaborar um diagnóstico sobre as formas de abordagem do fenômeno da imigração nos museus do estado e levar a proposta construída pelo grupo para ser discutida durante o 5° Fórum Estadual de Museus.
Para dar continuidade às discussões, o Museu Nacional de Imigração e Colonização solicita que todos os interessados (professores, instituições e profissionais do campo museológico) inscrevam-se no GT até 20 de julho. Após a definição dos membros, um plano de trabalho será apresentado para a elaboração do documento que será levado ao 5° Fórum.
Inscreva-se clicando aqui.
IBRAM lança Caderno da Política Nacional de Educação Museal
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou na manhã do dia 20 de junho de 2018, em Brasília (DF), o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). O material é composto por princípios e diretrizes voltadas ao setor de museus brasileiro. Este material está disponível gratuitamente para download.
Saiba mais
 
Blumenau realiza evento sobre patrimônio cultural funerário
O Memorial Funerário Mathias Haas, em comemoração aos 100 anos da empresa Haas, realizará no dia 20 de julho a 1ª Jornada de Patrimônio Cultural Funerário, com palestras, debates e oficinas sobre o tema. Além disso, ocorrerá o lançamento do livro comemorativo do centenário da empresa, de autoria de Elisiana Trilha Castro, doutora em História Cultural pela UFSC e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). O valor da entrada é 1kg de alimento não perecível. Vagas limitadas.
Para mais informações, clique aqui
 
Museu Victor Meirelles oferece laboratório de fotografia à comunidade
O museu Victor Meirelles oferece laboratório de fotografia aberto à comunidade. A ação ocorre todas as terças-feiras, das 14h30 às 17h. A proposta é levar ao público atividades relacionadas com a prática da fotografia artesanal, cianotipia e pinhole. As atividades são gratuitas e destinadas para públicos de todas as idades.
Saiba mais clicando aqui
Museu de Arte de Joinvile realiza exposição “Revelação da Beleza”
O Museu de Arte de Joinvile convida a todos a visitarem a exposição Revelação da Belezaa matéria esculpida por Mário Avancini, até o dia 29 de julho de 2018. Estão em exibição mais de 70 esculturas em pedra, que homenageiam este grande artista da arte joinvilense. Durante todo o período da exposição será exibido também o filme Decifrando a linguagem da pedra, uma produção da neta do escultor, Daniela Avancini, sob direção de Luciano Coelho.
 
“Eu Vejo a Arte em Você” é o tema da nova exposição promovida pela UNESC

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do Setor Arte e Cultura, convida a todos a prestigiarem a exposição Eu vejo a arte em você, entre 21 de junho e 10 de agosto. A exposição é fruto da reunião de um conjunto de objetos artísticos e obras de arte adquiridas pela Unesc ao longo de seus 50 anos de história.
 
Museu Fritz Alt promove percurso cultural em Joinville
O Museu Fritz Alt promoverá no dia 24 de julho o Percurso Cultural Fritz Alt, uma visita guiada que tem como objetivo desenvolver a educação patrimonial. Na ocasião, serão apresentadas aos participantes obras do escultor Fritz Alt expostas em diversos locais de Joinville. Para participar, basta agendar pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com ou do telefone (47) 3433-3811.
Clique aqui para mais informações
 
Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski
(Criciúma – SC)

Com mais de 1.500 itens, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, vinculado à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), possui um dos mais vastos e importantes acervos de zoologia do país. Fundado em 2002, por meio de uma parceria com a Polícia Militar Ambiental, o museu recebe o nome de sua fundadora e coordenadora, a Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. 
Desde sua fundação, o museu já foi visitado por mais de 300 mil pessoas de 793 instituições. Além de receber estudantes de escolas de Criciúma e região, sua equipe contribui também com a conservação do ambiente marinho no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de monitoramentos, os biólogos catalogam as espécies, zelam pelo melhor ambiente para a fauna local e realizam atendimentos aos animais encalhados.
Nestes dezesseis anos de atividades, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski vem construindo um importante diálogo com a sociedade e, em especial com o público escolar. Em meio a tantos desastres ecológicos, causados por impactos diretos e indiretos das atividades humanas, tem despertado o interesse pelo mundo natural, sensibilizando as novas gerações para a importância do respeito à vida em suas múltiplas formas.
Na última quinta-feira, 28 de junho, a coordenação do SEM teve a honra de ser convidada a prestigiar a inauguração da revitalização da Exposição Ecossistema Marinho. Uma belíssima festa que celebrou a majestosa natureza catarinense e fortaleceu os laços do museu com a comunidade de Criciúma e cidades da região.

Localização: Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário. CEP: 88806-000. Criciúma - SC
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta: das 8h às 22h. Sábado: das 8h às 17h.
Valor da entrada: gratuita.
Telefone: (48) 3431-2573
Email:  museudezoologia@unesc.net
 
Quer divulgar as notícias de seu museu?
Fale conosco!
sem@fcc.sc.gov.br
48 3664 2606
Segunda a sexta, das 13 às 19h.
Informativo produzido pela
Assessoria de Comunicação da
Fundação Catarinense de Cultura

Presidente:
 Ozeas Mafra

Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural
Diretor:
Halley Filipouski

Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
Coordenador: 
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Equipe: 
Aline Leão Soares Bulcão
Diego Lustoza
Marli Fávero
Thatiane da Silva

Assessoria de Comunicação
Edição do informativo: Raquel Santi
Fotografia: Márcio Henrique Martins
Estagiária: Manoela Bonaldo

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
(48) 3664-2604 | 3664-2605
semsc@fcc.sc.gov.br | www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural

Para cancelar o recebimento do Informativo do SEM/SC, elogiar, criticar ou sugerir pauta, envie mensagem para semsc@fcc.sc.gov.br.

Informativo produzido pela equipe técnica do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), com supervisão  e edição da Assessoria de Comunicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


Contato: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Quer modificar a maneira como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar as suas preferências ou descadastrar-se da lista.