Edição nº 2 | Fevereiro 2018

CIEDBA presente em reunião da rede dos Centros Europe Direct em Portugal

 
Realizou-se em Lisboa, nos passados dias 1 e 2 de fevereiro, na representação da Comissão Europeia no nosso país, uma reunião de coordenação da rede nacional dos Centros Europe Direct. Este encontro contou com a presença de todos os centros de Portugal, incluindo o do Baixo Alentejo.
Foram dois dias de trabalho intenso, mas frutífero, que permitiu estreitar laços com outros centros parceiros e aprofundar o conhecimento sobre a União. 
O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo agradece à Representação da Comissão Europeia em Portugal a forma calorosa com que foi recebida e a partilha de experiências que possibilitou a todos os participantes.

Portugal, Espanha, França e Itália vão apresentar documento comum à União Europeia sobre a reforma da PAC

 
Estes quatro países prometem criar um documento em que se reivindique uma Política Agrícola Comum com um orçamento mais forte. Segundo a Agência EFE, o secretário-geral da Agricultura espanhol, Carlos Cabanas, e os congéneres dos outros países decidiram elaborar uma proposta com “pontos comuns” sobre a reforma da PAC e contam apresentá-la à Comissão Europeia e ao Conselho de Ministros da Agricultura durante o mês de março. Para além de manter a ideia dos fundos ambiciosos, também é intenção dos representantes destes quatro países que o novo modelo de PAC pós 2020 tenha um quadro comum que evite problemas e alterações de concorrência.

Campanha “Sabia que…?” divulga resultados dos apoios UE em pacotes de açúcar

 
Foi recentemente lançada a Campanha “Sabia que…?”, coordenada no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020, que integra todos os Programas Operacionais. A Campanha “Sabia que…?” traduz-se na impressão de frases em pacotes de açúcar (cerca de 5 milhões!), onde se divulgam resultados dos apoios dos fundos da União Europeia em Portugal. Pretende.se, deste modo, realçar os benefícios destes apoios para as pessoas e para as regiões, melhorando a perceção do público português sobre o impacto da aplicação destes fundos no nosso país. E você? Já bebeu café hoje? 

SOLVIT ajuda em questões relacionadas com equivalências académicas  

 
Conhece o SOLVIT? Trata-se de um serviço prestado pelas administrações nacionais de todos os países da UE, bem como da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega, que chama a atenção das entidades competentes nacionais para os direitos dos cidadãos europeus e procura encontrar uma solução para os problemas de forma gratuita e célere. Se enquanto cidadão europeu ou empresa europeia enfrenta obstáculos suplementares decorrentes do não respeito da legislação europeia por parte de uma entidade pública, pode recorrer ao SOLVIT. Embora haja Centros em todos os países, o sítio Web do SOLVIT é o melhor ponto de partida para resolver problemas. Um dos assuntos mais recorrentes nos centros SOLVIT tem a ver com as barreiras levantadas quando há a necessidade de reconhecer qualificações profissionais ou equivalências académicas. 
Para saber mais, clique aqui

Fazer ERASMUS com 80 anos? Porque não? 

 
Miguel Castillo tornou-se, de forma inadvertida, no estudante mais mediático e requisitado da Universidade de Valência: Miguel tem 80 anos e prepara-se para continuar a estudar História, mas em… Verona (Itália), graças à bolsa Erasmus que recebeu. Nos corredores da escola é saudado por professores e colegas que lhe dão os parabéns por mais esta etapa do seu percurso académico.  "Fui recebido de forma excelente; a idade não é um problema", afirmou o avô de seis netos! 
Para saber mais sobre esta história, clique aqui.
 

Centro de portas abertas!

 
O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo (CIEDBA) teve o gosto de receber, no dia 7 de fevereiro, quatro professoras do Agrupamento de Escolas de Aljustrel, responsáveis pelo grupo Clube Europeu daquele estabelecimento de ensino. 
Foi uma reunião muito interessante e produtiva! Às professoras Isabel Freitas, Maria José Vilhena, Maria Madalena Serrudo e Cidália Pereira agradecemos a gentileza da visita.
Aproveitamos esta oportunidade para reafirmar a total disponibilidade do CIEDBA para colaborar com as escolas sob a alçada territorial do centro em ações de dinamização/esclarecimento sobre a União Europeia!
Clique para visualizar as principais notícias sobre a Europa.
Trabalhar na Europa - conheça as oportunidades.
© 2018 Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, todos os direitos reservados.

europedirect@adpm.pt

Deseja não voltar a receber e-mails deste tipo?
Pode gerir as suas preferências ou cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp