Copy
Informativo SEM 138 / 9 de setembro de 2020
 

Cadastro Catarinense de Museus: atualize os dados de sua instituição até 31 de outubro

A Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) continua com a campanha de atualização do Cadastro Catarinense de Museus, que já conta com o engajamento de 66,98% das 212 instituições que fazem parte do Sistema com seus dados atualizados, faltando a participação de apenas 71 delas.

Ao responder o formulário, a instituição contribui com a construção de indicadores essenciais para o direcionamento das políticas públicas para o setor, além de se beneficiar com produtos e serviços oferecidos pelo SEM, como o registro das instituições museológicas; a divulgação da instituição no Guia de Museus de Santa Catarina; acesso ao ciclo de debates Conversando sobre Museu; ao Programa de Capacitação Museológica; às Coleções de Estudos Museológicos; palestras, aos seminários, grupos de trabalho, às oficinas e mesas-redondas; bem como receber visitas, assessorias técnicas; e ter a divulgação dos museus nos canais de comunicação do Sitema.

Participe da campanha! Confira se a sua instituição está na lista daquelas que têm dados desatualizados no Cadastro, acessando o link de sua região:
:: Vale do Itajaí
:: Grande Florianópolis
:: Meio Oeste
:: Norte
:: Oeste
:: Serra
:: Sul 

Fique de olho: A data limite de recebimento das renovações é 31 de outubro de 2020.

Coordenação SEM/SC

Cadastro no MapaCulturalSC é necessário para acesso à Lei Aldir Blanc

Ferramenta de cadastro e mapeamento da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o MapaCulturalSC encontra-se em uma nova versão e solicita-se que toda a comunidade cultural faça o recadastramento. Ressaltamos que agentes, espaços, projetos e eventos cadastrados anteriormente deverão ser recadastrados na nova plataforma.
 
O cadastro no MapaCulturalSC é necessário para acesso ao auxílio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020), que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o período de calamidade por conta da pandemia, regulamentada no dia 17 de agosto através do decreto nº 10.464.
Por meio dessa plataforma também será possível fazer a inscrição para receber o benefício e enviar os documentos necessários. Além disso, o cadastro será exigido em editais da FCC.

Leia mais
Mais informações sobre a regulamentação da Lei Aldir Blanc

Kit digital da 14 ª Primavera dos Museus está disponível para download
Estão disponíveis para download o kit digital (com instruções, modelos de capas para Facebook, selos, cartaz, certificado do evento entre outros) e o texto de referência da 14ª Primavera dos Museus, que este ano tem como tema “Mundo Digital: Museus em transformação”. A programação do evento pode ser consultada no site oficial; e o kit digital, aqui
Edital #SCulturaemSuaCasa tem inscrições abertas para realização de eventos on-line
Estão abertas as inscrições para o Edital #SCulturaemSuaCasa, que apoiará a realização de apresentações com transmissão on-line, bem como geração e disponibilização de produtos e serviços artísticos ou culturais exclusivamente no formato digital. As inscrições podem ser feitas na plataforma disponível na Internet.
Leia mais
Museu da República recebe coleções históricas de religiões afro-brasileiras
O Museu da Polícia Civil do Rio de Janeiro assinou termo de transferência de mais de 200 peças de religiões de matriz afro-brasileira ao Museu da República, após negociações com o Ministério Público Federal. Os objetos foram apreendidos entre 1889 e 1945, quando o Código Penal Brasileiro legitimava a intolerância religiosa. 
Leia mais
Museu do Ipiranga homenageia independência do Brasil com evento on-line
O evento Museu do Ipiranga em Festa apresentou, entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro, ações em homenagem à independência do Brasil, com vídeos, podcast entre outros. Neste ano, o evento foi realizado virtualmente e contou com o lançamento do videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. 
Leia mais
Tainacan cria tutoriais sobre funcionalidades para museus
O projeto Tainacan, com a parceria do projeto Webmuseu, conta com tutoriais sobre como criar coleções, inserir itens e conteúdos, customizar preferências, entre outros temas. 
Museu Diários do Isolamento lança sua nova página na Internet 
Foi lançado em agosto o site do Museu Diários do Isolamento, um espaço digital que trabalha com  memória do presente, no intuito de possibilitar reflexões.
Leia mais 
Volume Especial da Revista Eletrônica Ventilando Acervos aborda tema LGBT e Museus
A edição especial da Revista Eletrônica Ventilando Acervos está disponível para download e reúne memórias do IV Seminário de Política de Acervos - Memórias e Patrimônios LGBT, promovido entre os dias 4 e 6 de novembro de 2019, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis. Os textos apresentam um panorama de possibilidades de enfrentamento dos espaços de memória frente às estratégias de invisibilização das sexualidades e identidades de gênero no país. A Revista está com chamada aberta para submissão de trabalhos até dia 30/09.
Leia mais
MASC incentiva professores a realizarem ações digitais
O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) convida professoras e professores a participarem da proposta de interação “MASC + Escolas: Ações Digitais”, continuação da parceria entre o Museu e a Escola na promoção do acesso ao patrimônio artístico e cultural. A intenção é organizar uma exposição virtual com trabalhos de alunos.
Leia mais 
Prédios que sediam museus são homenageados
Construções históricas que abrigam, hoje, o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering foram homenageados pelo pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Uma das edificações é o Prédio da Costura, cuja construção completa 100 anos em 2020. A homenagem foi feita durante o ciclo de debates ‘Cidade Patrimônio de Todos’, criado pelo CAU/SC, que ocorre até 09/09.
Leia mais
MIS-SC promove exposição virtual sobre Arte e Cinema
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS- SC) recebe a exposição virtual Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias, do artista Alfredo Nicolaiewsky. A mostra é virtual e pode ser conferida nas páginas do MIS no Facebook e Instagram, por meio de post em formato de vídeo com narração simultânea.
Leia mais 

Museu Entomológico Fritz Plaumann


No ano de 1982, o município de Seara adquiriu a coleção entomológica de Fritz Plaumann e, em 1984, criou o Museu Entomológico Fritz Plaumann (Lei Municipal 452/1984), em homenagem ao pesquisador. Em mais de 60 anos de dedicação à entomologia, o imigrante alemão contribuiu de forma contundente para a descoberta de cerca de 1500 espécies, diversos gêneros e, ao menos, duas subfamílias de insetos. O valor cultural, histórico e científico desta coleção (devidamente catalogada por Fritz Plaumann com a ajuda de diversos especialistas) não se expressa apenas pelo número de exemplares, mas pela imensa quantidade de espécies da entomofauna da região do sul do Brasil e, principalmente, pelas novas espécies descobertas.

Construído no Distrito de Nova Teutônia, interior de Seara, e inaugurado em 23 de outubro de 1988, o Museu contou com a atuação de Fritz Plaumann na ampliação de seu acervo entomológico até meados da década de 1990. Com isso, passou a ter um acervo de 80 mil insetos de 17 mil espécies.
 
Além disso, possui um salão de exposição de imagens, condecorações e materiais de coleta e pesquisa que pertenceram a Fritz Plaumann. Um pequeno acervo de outros grupos animais (vertebrados e moluscos) e uma sala para apresentações de vídeos e palestras também fazem parte da instituição, que proporciona visitas mediadas voltadas ao público geral que busca conhecer a história de Fritz Plaumann e a coleção de insetos por ele catalogada. No museu também são desenvolvidas atividades voltadas a diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, técnico e superior) através de palestras de cunho educativo, científico e conservacionista. O Museu possui acesso asfáltico.
 
Localização: o Museu está a 10 km de distância do trevo da SC-283, que dá acesso ao Distrito de Nova Teutônia; e a 18 km de distância do centro de Seara (SC). Distrito de Nova Teutônia, s/n, Interior de Seara.
Contatos: (49) 3452-3761 - museufritzplaumann2019@gmail.com

Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira
Publicada em dezembro de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a obra apresenta a necessidade de alargamento das percepções acerca da memória e patrimônio, de modo a contemplar a cultura afro-brasileira e de origem africana na diáspora. Acesse o formato digital

 

______________________________________________________


Quer divulgar notícias de seu museu?
Fale com a gente!
sem@fcc.sc.gov.br

Informativo produzido pela
Assessoria de Comunicação da
Fundação Catarinense de Cultura

Presidente:
 Ana Lúcia Coutinho

Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural
Diretor:
Diego Minks Rossi Fermo

Gerência de Museus
Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)
Gerente:

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis
Equipe: 
Letícia Pacheco Xavier
Luana Raupp 
Marli Fávero
Paula Duarte da Silva

Assessoria de Comunicação
Coordenação:
Carolina Travesedo Rios
Edição do informativo: Raquel Santi e Fernanda Peres
Fotografia: Márcio Henrique Martins
Estagiária: Lívia Tokasiki

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
(48) 3664-2604 | 3664-2605
semsc@fcc.sc.gov.br | www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural

Para cancelar o recebimento do Informativo do SEM/SC, elogiar, criticar ou sugerir pauta, envie mensagem para semsc@fcc.sc.gov.br.

Informativo produzido pela equipe técnica do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), com supervisão  e edição da Assessoria de Comunicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Contato: (48) 3664-2571 / 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Fundação Catarinense de Cultura · Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica · Florianopolis, Santa Catarina 88025-201 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp